18 de jul. de 2008

Mais um caso gravissimo de dupla personalidade

“Sempre defendi, pessoalmente, que o Benfica não deveria ir à Liga dos Campeões”
Luis Filipe Vieira, Presidente do clube que tudo tentou fazer para ir à Liga dos Campeões em substituição do F. C. do Porto

5 comentários:

Yuppie Boy disse...

Ou será por ele ser (ou ter sido tanto dá) sócio do FCP???

Casca de Carvalho disse...

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que o yuppie boy não viu a entrevista porque esteve a jantar com uns amigos enquanto assistiam a um dvd. Isto prova que só sabe aquilo que os jornais lhe transmitem. Daí a sua visão tão maniqueísta das coisas.

Em segundo lugar, é engraçado este post, tendo em conta o meu de baixo. O yuppie aproveitou o facto para vir logo todo lampeiro falar no Vieira. A questão é que posso falar no Vieira e você não, porque o seu presidente é o Pinto da Costa (ele agora diz que não porque não sei o quê, é a coerência do puto, como de costume).

Em terceiro lugar, Vieira disse-o e disse-o bem. Eu disse a mesma coisa, como a grande parte dos Benfiquistas. Não sei se o universo de benfiquistas que o yuppie conhece é suficiente para o fazer afirmar que os adeptos do clube encarnado queriam ir forçosamente à Liga dos Campeões, pela secretaria, como dizem.
No entanto, há uma diferença e alguns factos que o yuppie desconhece porque em vez de inteligência deram-lhe uma máquina de calcular, que é sempre mais fácil quando o cérebro não funciona.
A diferença é que os benfiquistas sabem que ficaram em 4º lugar e que isso não dá acesso à Liga dos Campeões. Sabem que fizeram uma má época. Vieira disse-o nesse sentido.
Os factos são que foi a UEFA que chamou o Benfica, o Benfica interveio na Liga Portuguesa porque é parte interessada no processo. Tendo algum material que servia de apoio para a acusação no processo disciplinar.
Porque é que o Benfica era parte interessada?
Porque, como outros 15 clubes joga numa competição desportiva que tem de ser justa a todos os níveis (sublinhe-se todos os níveis). E isto é um facto insofismável. Se alguém procede de forma ilegítima aos olhos de terceiro que seja parte interessada este deve-se manifestar. Parte interessada, yuppie, não é querer ir ocupar o seu lugar, sem mérito, é querer justiça para competir em pé de igualdade em todas as circunstâncias e utilizando os mesmos meios legítimos. Você consegue entender isto?
Noutro plano, na UEFA o Benfica foi chamado e acabou por se meter de mais no assunto, a meu ver. Contudo, devo dizer que também é parte interessada, como clube de futebol a jogar em competições da mesma entidade. Isto significa que para que o contrário não aconteça noutra altura, com outros elementos é preciso reivindicar justiça.

Uma coisa é você dizer-me que processualmente o Porto este bem. Sim. Mas isso não impede que outros intervenientes peçam justiça. Se assim fosse não havia recursos, nem era possível a terceiros meterem o bedelho nos processos. É possível porque são parte fundamental na análise de tudo o resto. A sua visão limitada e pacóvia impede-o de ver isto. A de Vieira também, mas mesmo assim ele tem aconselhamento e você não, porque é um pacóvio limitado sem poder e ele não.

Pessoalmente, defendi sempre que o presidente do Benfica deveria ter dito desde o primeiro momento, que não interessava ao Benfica ir à Champions. Mesmo que isso não fosse possível, fazê-lo demagogicamente, para depois não se ouvirem estas alarvidades de quem não tem consciência suficiente da vida em comunidade.

Yuppie Boy disse...

Não sei quantos caracteres para dizer nada. O que eu critico é que um Presidente deixe que um clube siga um rumo antagónico ao seu. Se assim o é, e Vieira confirma-o com esta afirmação, só há um caminho. O da saída. Ou não?

E pare de misturar assuntos. O processo já foi discutido noutros posts, em mesas de café, etc, etc.

Casca de Carvalho disse...

Ó rapaz, você não leu os caracteres todos então. A resposta está lá no grosso do texto em que fala de "parte interessada" e de "benfica em 4º lugar, posição desportiva". Há duas situações: o processo em si e a realidade desportiva. Na realidade desportiva ninguém bom da cabeça acha que o Benfica merece ir à Champions. Porquê? Porque ficou em 4º lugar. Tente raciocinar uma vez na vida.
E não, o caminho não é o da saída. Isso é mais um disparate seu sem lógica.

Anônimo disse...

Ainda bem que vocês aqui não conseguem BERRAR.

Se o senhor Vieira o defendeu devia tê-lo feito em voz alta, nunca o vi escrito nem o ouvi em lado nenhum.