18 de jul. de 2008

O rigor dos números

Não se percebe bem se somos 5 milhões ao todo ou temos 5 milhões de ricos, metade da população entenda-se mas que a afirmação é animadora, disso não há dúvidas.
"Os 20 por cento de portugueses mais ricos (à volta de um milhão) ganham sete vezes mais do que os 20 por cento de portugueses mais pobres."
Vasco Pulido Valente
No que toca aos pobres, o caso já muda de figura e os 20%, são mesmo dois milhões.

5 comentários:

Casca de Carvalho disse...

O mais engraçado é que você vai buscar uma frase que está no Público online. O texto não está lá todo. Você não o leu e não sabe o resto do que se diz. Isso cria erros no juízo, e não estou a falar nos números. Por isso é uma pessoa preconceituosa e que reserva tantos ódios e invejas de estimação. Só lê "as gordas".

Yuppie Boy disse...

A frase é extraída do artigo de opinião publicado na contracapa da edição de hoje. Achei piada aos números e coloquei aqui a frase.

Se quer uma opinião do artigo, tambem lha dou. Gostei de o ler e toca num ponto sensivel. Dos 20% mais ricos, a grande maioria é classe média. Classe essa que está cada vez mais pobre. Por isso, conclui que distribuição de riqueza é complicada. Subscrevo.

Esclarecido?

Casca de Carvalho disse...

Bem, teve cerca de 30 minutos para conseguir comprar o jornal e ler o artigo todo. Não foi um mau tempo. A não ser que a banca de jornais seja aí mesmo ao lado. Nesse caso já terá sido tempo a mais para responder.

Yuppie Boy disse...

Demorei 36 minutos para ser mais preciso. Mas isto são dados do momento do comentário. Não tenho uma campainha no pc que toca sempre que chega um comentário.

Mas você lá sabe. Se acha que argumentação é lançar a dúvida e o boato...

Anônimo disse...

Um personagem este Vasco Valente.