9 de set. de 2008

É como ler as gordas nos jornais

Tal como Pedro Picoito também me parece que os críticos do discurso da líder do PSD não tentaram perceber o grosso do dito cujo, ou tampouco o leram. Ontem perdi uns minutos a ler as palavras da Dra. Ferreira Leite, e de facto é um bom discurso, um discurso essencialmente político, objectivo e feito com a segurança de uma oposição consciente e sólida, e não de uma qualquer tentativa de mediatização ou teatralidade típica das rentrées.
Há algo de assustador nas interpretações que se fazem das palavras. Talvez por ter sido educado a seguir princípios bem estruturados e definidos nunca me passou por ser mesquinho na avaliação daquilo que os outros dizem. No entanto, parece ser uma moda recolher frases à solta para se poder interpretar a seu bel-prazer o que os outros dizem. Por aqui tem sido uma constante, por exemplo.
É nesta deslealdade que se encontra uma das mais profundas razões para o descrédito. Os políticos, os críticos e todos os que se encarregam do comentário político não sabem discutir, não sabem entrar no campo de ideias. E o campo de ideias é muitas vezes, ou deveria ser essencialmente, o campo da filosofia. Sem a perspectiva filosófica a política não é sólida mas sim descartável. E deste modo é impossível crescer, desenvolver e estabilizar uma comunidade. O que todos sabem fazer é pegar em meia dúzia de frases soltas e destruir todo o contexto. O medo desse confronto político leva à mentira e a à falta de cordialidade. Alguns chamam a isto "o jogo da política". Mas a política não é nenhum jogo, é a vida de todos. Parece banal, não parece? Pois é.
Não quero estar a fazer previsões mas com um discurso assim, com trabalho diário e com uma bancada parlamentar bem dirigida o PSD tem hipótese de ganhar a força que perdeu por seu próprio demérito.

10 comentários:

Yuppie Boy disse...

Sobre o discurso:

O discurso é tal como diz, politicamente bom. Toca nos aspectos fundamentais e é claro. Critica bem o Governo mas peca quando diz que a politica do PSD vai ser transversalmente diferente. Nós fazemos um esforço para acreditar... mas só vendo. E até agora, nem uma sugestão. Depois de um mês de silêncio e suposta reflexão eram de esperar algumas novidades. Parece-me que se perdeu uma boa oportunidade de marcar posição mas os marketeiros lá saberão o que andam a fazer.
Também ache o discurso um bocado negro mas é o reflexo do país e aí, concordo com MFL, já nos basta o Governo a embelezar a realidade.

Yuppie Boy disse...

Sobre o post:

Só pode ser para rir. O mesmo Sr que abandonou esta, esta e esta discussões, vir agora pugnar e arrogar-se detentor da verdade sobre o debate de ideias.

Casca de Carvalho disse...

Em primeiro lugar, eu não abandonei nenhuma discussão. Eu recusei-me a discutir consigo. Mais uma vez prova a sua deslealdade nestes assuntos ao afirmar isso. Seja homenzinho uma vez na vida. Continuo a recusar discutir com uma pessoa que não admite a falta de base teórica.

Em segundo lugar, apesar de achar que fica muito bonito o estilo que adoptou para comentar (aliás, estética é consigo, conteúdo fica para os outros) há algumas coisas com que discordo de si e provavelmente optaria por lhe aconselhar a leitura do post de Pedro Picoito, em primeiro lugar. Depois de o fazer, se quiser mudar, mude, senão lá direi daquilo que discordo.

Yuppie Boy disse...

Sabe porque é que abandonou a discussão? Porque perdeu argumentos, meteu os pés pelas mãos e esperou que o assunto serenasse. E iria serenar não viesse você outra vez ao ataque. Por isso lhe peço que leia outra vez os posts e comentários e se explique... ou assuma a falha e peça desculpa. Mas peço-lhe mais, peço-lhe que deixe de se defender com teoria ou que pelo menos a saiba aplicar. Se levar este meu pedido em linha de conta vai ver que se poupa bastante e cai menos vezes no ridiculo.

Quanto aos comentários, não têm nada de estilo. Têm pragmatismo, objectividade e leitura, algo que falha a alguns.

Por último, e a seu pedido, digo-lhe o que achei do post do Pedro Picoito. Dissecou muito bem o discurso e foi-o explicando. Mas fê-lo de camisola vestida e portanto de forma inquinada. Mas tudo bem, não é por aí. O que se tem dito, ou pelo menos eu tenho dito, é que este estilo e esta forma de fazer política não colhe. Se não, veremos nas próximas eleições. E deixe que lhe diga com todo o pragmatismo de quem não tem bases teóricas - de nada vale um bom discurso se não se tivermos os meios para o pôr em prática - leia-se ganhar eleições.

Fico à espera das suas respostas.

Yuppie Boy disse...

E só mais um reparo. É a segunda vez que fala do discurso de MFL. A primeira, cerca de meia-hora antes de Pedro Picoito. Se esperasse mais um bocadinho evitava o trabalho de fazer dois posts e de mais uma vez cair em contradição. Pedro Picoito, e você subscreve, diz que o discurso é fantástico e cheio de conteúdo. Você disse ámen e logo o assunto mereceu novo post e até uma leitura atenta do discurso. Já ontem, o filme era ligeiramente diferente: - "Não vi nem ouvi o discurso de Ferreira Leite na Universidade de Verão por manifesto desinteresse, diga-se. Nunca esperei muito dos discursos da rentrée política. São sempre vazios e desprovidos de oportunidade. Texto completo.

Mas porque raio não desaparecem os posts, pá???

Casca de Carvalho disse...

Sim, é evidente. Eu revejo-me nas palavras de Pedro Picoito. Julgo não ser nenhuma desonestidade. Você está a tentar discutir o quê? Que paranóico! Tome um chá que eu não vou discutir consigo. E diga o que quiser, já não me incomoda esse seu arrivismo adolescente.

Yuppie Boy disse...

É no minimo notável a sua capacidade para fugir. Pelos vistos, vai deixar sem resposta os posts antigos e tambem este... e os outros. Já me vou habituando.

Casca de Carvalho disse...

Tenho pena de si, rapaz, a todos os níveis.

Yuppie Boy disse...

Como continua a fazer sentido repito o meu comentário anterior.

É no minimo notável a sua capacidade para fugir. Pelos vistos, vai deixar sem resposta os posts antigos e tambem este... e os outros. Já me vou habituando.

Yuppie Boy disse...

Meu caro, eu já admiti que não tenho bases teóricas num comentário a este post. Pode o Sr dignar-se agora a explicar o que tem dito? Um pedido de desculpas e um reconhecimento do erro tambem servem.