19 de set. de 2008

Baralha e volta a dar

A FED e o Tesouro dos EUA, vieram "ajudar" o Mercado. Tomaram o controlo da Bear, Freddie, Fannie e AIG, injectaram milhares de milhões para dar liquidez à banca e agora assumem até os prejuízos dos créditos sem valor. Na Europa, o BCE segue o exemplo e injecta tambem capital no mercado. Aliás, todos os grandes Bancos Centrais têm estado a fazê-lo. Decidiram que era altura de disciplinar e tomar a rédea. Não deixaram o Mercado sofrer as consequências da sua ambição e serviram-lhe de almofada. O Mercado agradece. Agora que remediaram, dão-lhe liberdade e oxigénio para especular, asnear, ambicionar e arriscar outra vez. Querem provas? 1, 2, 3 e 4.

4 comentários:

Casca de Carvalho disse...

Permita-me que acrescente algo às suas duas últimas frases, meu querido amigo.

"O Mercado agradece. Agora que remediaram podem especular, asnear, ambicionar e arriscar outra vez" porque agora têm a certeza que está lá o Estado para lhes limpar o traseiro.
Faz lembrar os adolescentes que querem ser independentes com a mesada dos pais.

Anônimo disse...

Caro Casca,

"Agora têm a certeza", só agora?? - parece-me fraca a comparação (ultimo paragrafo), mas por certo fará sentido para si (estado/pai - olhe que há muito que nos afastamos dessa premissa).

Cump/.

Casca de Carvalho disse...

Quem se coloca nessa premissa não sou eu, minha cara, está nos factos. Eu sou um mero observador.

Yuppie Boy disse...

Um erro só produz efeito pedagógico se fôr sentido. Se fôr escondido e minimizado, principalmente por terceiros, como no caso em análise, corre-se o sério risco de o não levar em conta. Segue-se em frente sem perceber as reais causas do tropeção. E segue-se em frente da mesma forma que se seguia antes. Estão aí, de novo, as bolsas em grande e a crescerem, com o dinheiro injectado. Veremos quanto tempo dura...