26 de jun. de 2008

Desnorte

Há uns dias pedi ao Yuppie Boy para ele fazer um relato do congresso do PSD. Pedi porque achei que era necessário haver outra visão do mesmo acontecimento já que este companheiro de blog não acredita na minha visão imparcial. Tal pedido não foi aceite e durante estes dias nada escreveu sobre essa matéria. Eu bem queria limpar a imagem que tenho deixado dele, de pessoa desbocada que fala do que não assiste só por birra e infantilidade política.
Das duas uma: ou o yuppie andava a ver se alguém lhe contava o congresso e lia umas coisas, ou então estava a ver se conseguia passar despercebido. No entanto, eu não falho nestas coisas. Gosto de discussões sérias.
O problema, de facto, não é dele. É um mal geral.
Em minha casa sempre foi toda a gente do PSD. Mas não me lembro de haver partidarismos exagerados. Houve sempre espaço à crítica e à aceitação de outros quadrantes políticos. E leia-se aceitação como factor de acordo com algumas sugestões políticas.
Contudo, o país passa uma crise complicada de descrença, e é natural que os mais fracos de espírito cedam à tentação do pessimismo macaco. Não o pessimismo comum aos homens, mas aquele que não se sabe justificar. Aquele que não vê, que ouviu dizer - o diz que disse e que não fez.
Tem acontecido isso em relação a Manuela Ferreira Leite. Algo nunca antes visto na política. Primeiro porque se lembraram de pedir ideias aos políticos. Lembrem-me quando o fizeram com Soares, Cavaco, Guterres, e Durão Barroso. Não o fizeram, claro. Votaram sempre por militantismo e escusado será dizer que são poucas as dezenas de portugueses que lêem programas eleitorais.
De seguida, já com a senhora eleita como presidente do PSD começaram logo a pedir-lhe programas políticos, visões do futuro, diagnósticos. Questionam-lhe tudo e mais alguma coisa e não perdem oportunidade para lhe atirarem à cara o que vem à mão. Pergunto porquê? 
Será que preferem a desconfiança nos políticos? Será que preferem gente sem o mínimo de escrúpulos nas bancadas parlamentares? Será que querem a continuidade do baixo nível dos últimos anos?
O congresso do PSD foi um congresso normal. É natural que agora que se fazem eleições directas os congressos sejam mais consolidativos e não tão acutilantes como os de antigamente.
Mas para quem assistiu ao congresso do PSD é fácil perceber que existe um rumo nesta nova comissão política, que será apresentado calmamente nos próximos tempos. O que lhe estão a pedir é que facture 2 milhões de contos na semana em que tomou conta da empresa.
Manuela ferreira Leite não é certamente o D. Sebastião. Como ministra tem erros gravíssimos e de certa forma intoleráveis, como o caso das acções do S.L. Benfica. No entanto, marca uma diferença pelo nível da discussão. Este é um dos pontos pelos quais tenho lutado nos últimos tempos - a elevação do debate político. Será apenas um ponto. Em todo o seu programa irei encontrar coisas com que certamente estarei 100% de acordo e outras com as quais irei discordar inteiramente. Mas isso é viver numa democracia.
Se andar a dizer que a senhora é má só porque sim então não estou a contribuir para a democracia e sim para o desnorte.
Eu tenho as minhas convicções políticas, não as desminto, nem aqui que estou mascarado. Sou muito próximo do espectro social democrata e é isso que vou defendendo. Talvez seja esse o motivo de ter gostado tanto dos discursos de Ferreira Leite e Rui Rio no congresso, mas isso não me impede de olhar com clareza para a realidade.
Os conceitos que se vão confundindo a este nível são muitas vezes fruto do complexo militante. Isso aconteceu muito na província com os militantes do CDS e nas cidades com os do Partido Comunista. Hoje vivemos outra era em que é necessário ser mais esclarecido. Eu tento sê-lo. Faço a minha parte.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Manuela Ferreira Leite ganhou os debates no PSD por ser a mais calada, creio que o colega Casca partilha dessa opinião. Já antes disso, Menezes, Mendes, Santana e Durão ganharam pelo desgaste dos seus oponentes.

Santana, Durão e Sócras ganharam pelo cansaço dos outros.

A Manuela Ferreira Leite ainda não apresentou alternativas ou propostas. Quando ela as apresentar eu próprio terei o gosto de as comentar aqui.

Justiceiro

Casca de Carvalho disse...

Aí sim, caríssimo, também eu. Eu como vossa excelência de moca em riste. Não antes como os fracos.