8 de jun. de 2008

Clubite aguda

Quem conhece bem as zonas suburbanas do litoral e o interior do país conhece o fenómeno da clubite política estilo PREC (se não estiver demasiado dentro dela). Por lá o PS e o PSD funcionam como o Porto e o Benfica, respectivamente. Houve tempos em que era costume ouvir um slogan de campanha que mais parecia dedicação futebolística: "vota no PS mesmo quando não merece".
A esquerda, principalmente, manteve sempre uma atitude de ódio pelo adversário, como quem diz "se ganha este partido democrata a seguir metem-nos numa ditadura, esses fascistas". Influenciada por uma mentalidade proletária de perseguição dos fracos e oprimidos, nunca conseguiu compreender o sentido da democracia e agarrou-se aos seus partidos como se fossem clubes de futebol que seguem cegamente.
Talvez seja isso que justifica certas incoerências na avaliação de atitudes políticas. O que nuns é fascismo e canalhice, noutros é uma mera decisão errada. Senão, vejam esta posição e avaliem em relação a outras personagens. Torna-se tão evidente que a atitude teria sido outra e não este textinho sereno de explicação e entendimento.
Eu tinha vergonha.

Nenhum comentário: