24 de jun. de 2008

Lugares comuns

Ver telejornais e formular juízos rigorosos de certas situações pode ser um erro. É isso que acontece a quem, por norma, recorre ao lugar comum para opinar sobre algo que no fundo acaba por desconhecer profundamente. É isto que faz, por exemplo, as conversas de café, os especialistas de medicina tradicional e os advogados do fino. Toda a gente tem sempre algo a dizer e muito devido à televisão, ou ao minuto e meio de informação sobre temas bem mais complexos que isso. Não é mau. Mas o comodismo faz com que aqueles que devessem ser mais esclarecidos formulem juízos banais e errados.
Fica esta ideia provada com as opiniões acerca do último congresso do PSD, vindas de lés a lés. Todos tentam diminuir e caem no lugar comum, no "está na mesma", "este PSD é igual ao PS", "Ferreira Leite é igual a Sócrates". Felizmente eu vi o congresso e alguns discursos na integra e posso dizer que fico espantado como alguém conseguiu ver um congresso completamente diferente. Só assim se justifica que a informação recebida seja tão díspar.
Ou é isto ou então não sabem o que dizer. É claro que alguns, quando lhes cheirar a tacho, vêm de prato na mão para comer. O que estão a ver é que se calhar não vai haver, por isso esta crítica de vão de escada segue-se nos próximos tempos.

6 comentários:

Yuppie Boy disse...

Sabe que o fanatismo partidário pode ser letal? Tente ver o Congresso com mais distanciamento e pode ser que perceba.

Casca de Carvalho disse...

Olha o tacho a fugir.

Yuppie Boy disse...

Que tacho meu amigo? Vivo da minha profissão. Há muito que não entro em politiquices. Já você...

Casca de Carvalho disse...

Eu digo-lhe que tacho. O tacho do CDS de que você tanto gosta quando vai jantar com o Dr. Portas para o "apoiar", ou quando segue a campanha do CDS ao lado do seu querido líder. Eu não faço insinuações meu caro nem vivo com a farsa.
Mas já agora continue. Já eu...

Anônimo disse...

Eu ando há anos para entrar para o MRPP mas parece que o Garcia Pereira é que tem de diferir as fichas de militantes e acaba por as perder sempre que vai andar de iate.

Casca de Carvalho disse...

Eu arranjo-lhe lá uma cunha.