26 de jun. de 2008

A pedido do Crosta

O PSD dos últimos tempos em meia dúzia de passos

1. Os meninos de Durão estavam há 3 anos afastados do poder. Estavam descontentes e era preciso fazê-los voltar. Criaram instabilidade e levaram Menezes a convocar eleições.
2. Lançaram Aguiar Branco, que logo caiu. Pediram Rio, que inteligentemente recusou. Só arranjaram MFL. Era a única disposta a queimar-se. Pelo meio, mais uns quantos patos. Siga para eleições.
3. Fizeram-se debates, discutiu-se muito mas o que interessava mesmo e isso nós sabemo-lo era o cacique, as interminaveis sms's, o pagamento de quotas para que o militante se deslocasse às urnas e o papelinho à entrada com o nome do candidato, não fosse o coitado enganar-se. MFL levou a melhor.
4. Chegaram todos ao Congresso, com as listas já prontas e com a garantia que Arnauts, Morais Sarmentos, Aguiar Brancos, Marques Guedes e Motas Amarais estavam todos de volta e com poleiro reservado. O governo de Durão na sua máxima força com ligeiros upgrades.
5. A lição estava efectivamente bem estudada e todos falaram em unissono. Uma orquestração digna do PCP mais ortodoxo.
6. O pior vinha a seguir. Pediam-se ideias. Mas que merda é essa, pá? Um politico não tem de ter ideias. Mas o povo queria e havia que dar ao povo o que o povo queria ouvir. Iluminação das iluminações: Acabam-se com as grandes obras e isto recupera já. O que se poupa, canaliza-se para os mais carenciados. Ridiculo, irresponsavel e indefensavel. Mais, vão contra o que defenderam durante anos. O TGV que MFL defendia é hoje obra para ficar na gaveta. Coerência é coisa que não abunda.
Assim vai o maior partido da Oposição.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não sei bem porque, mas este post relembra-me a sumula de uma aula, "conheça o seu partido em 6 passos".
É bonito, sim senhor!
Desconfio que não vai agradar a todos Yuppie Boy!

(Não me esqueci de si Casca, a seu tempo!)

Casca de Carvalho disse...

Concordo com algumas coisas mas existem várias falácias que a tempo comentarei, agora não. Lerei com mais atenção mas o ponto seis é ridículo porque essa é uma leitura feita a partir do que os outros criticaram e não daquilo que foi dito.
Mais uma vez só mostra não estar atento à actualidade e deixa-se levar pela opinião mal publicada. O costume, portanto.
Eu pedi-lhe para analisar os discursos do congresso e as posições lá defendidas. Não sabe e foge. Veio tarde, claro.

Yuppie Boy disse...

Foi ou não foi dito que o TGV deveria ser repensado? Foi posterior ao Congresso bem sei mas no trilho que o Congresso traçou. Ou estou enganado?

Casca de Carvalho disse...

Alguém disse que acabava com as grandes obras? Alguém disse que abandonava o TGV? Alguém disse que o dinheiro seria retirado daí para alimentar pobrezinhos? Ou isso é tudo você a fazer segundas interpretações maldosas para denegrir e só para falar mal? Seja honesto.

Yuppie Boy disse...

Morais Sarmento disse. Textualmente.

Casca de Carvalho disse...

Bem, o que lhe pedi foi um relato do congresso. Pedi que não caísse no lugar comum e falei nisso há uns dias. As pessoas estão cansadas (eu pelo menos estou) dessas análises do PSD que não são mais que análises superficiais e muitas delas iguais em todos os partidos, mas vamos por partes.
1. "Os meninos de Durão Barroso" não criaram instabilidade nenhuma. Bem sei que nos outros partidos não é assim, mas no PSD há direito a ter opinião e de manifestá-la sem ter de ser à paulada. Quem não aguenta tem azar. E tem azar porque não mostra liderança, pulso e rumo. Mesmo nas lideranças mais fracas do PSD não houve tanta oposição interna. Era notório que havia uma parte substancial do partido e do país descontente com o PSD do Dr. Menezes. Talvez você não ache isso, mas também pouco me importa a sua opinião nesta matéria por padecer de melhor argumentação.

2. Aguiar Branco não caiu, preferiu ir com, o que é bem diferente. E Ferreira Leite mostra que está empenhada em ganhar, para já. Não me parece que queira ser só sombra, mas isso são interpretações subjectivas a esta altura.

3. A questão das sms's foi informação que lhe dei e que você usa mal. No entanto, sei que é um procedimento de todos os outros partidos. Abomino a ideia mas ela existe. Resta-me desprezá-la já que não tenho poderes mágicos. Curiosamente a Dra. Ferreira leite usou apenas uma vez essa técnica. Os caciques como você lhes chama - até parece que são só os do PSD (Ferreira Torres devia ser clandestinamente do PSD) - estavam com Passos Coelho, por exemplo, mas tudo bem. Vale tudo na sua pequena estratégia de mover imagens estáticas.

4. Como eu disse, o Congresso é consolidativo e mesmo assim houve discussão, por exemplo, com alguns discursos como o de Passos Coelho ou do insuportável Ângelo Correia. Como você não viu diz o que acha que aconteceu. Além disso o Congresso serve para eleger os orgãos do Conselho Nacional e de Jurisdição onde é possível concorrerem várias listas. Estes dois orgãos contêm pessoas de 3 ou 4 listas, curiosamente.
Os nomes que constam da direcção de Manuela Ferreira Leite são nomes de pessoas da sua confiança política, suponho, ou queria que a senhora o escolhesse a si? Provavelmente. "Não queremos esta corja queremos outra" será o lema da sua santa hipocrisia. NEm assim, em post, consegue dizer por que motivo não gosta das pessoas, ou seja, birra.
Eu não concordo com alguns deles como Arnaut ou Marques Guedes mas em relação aos outros gostava de saber qual era o seu problema. Já agora Morais Sarmento é o presidente do Conselho de Jurisdição, orgão eleito autonomamente.

5. Não havia lição nenhuma e como disse ninguém falou em uníssono. Não viu o congresso (que foi, se bem se lembra, o que pedi para descrever) por isso não sabe o que está a dizer. Ao contrário de outros partidos no PSD há lugar à discussão e a opinião diferente sobre as matérias. Maria José Nogueira Pinto ou Ribeiro e Castro não poderão dizer o mesmo.

6. Já comentei este mas volto a fazê-lo.
Em primeiro lugar, acerca da coerência poderia falar-lhe de Blaise Pascal mas para si seria falar chinês, por isso vou tentar ser sucinto.
É sabido que a conjuntura económica e social muda. É possível que o que vemos hoje para o país seja diferente porque a realidade altera-se,. Mesmo assim, não vejo uma grande mudança de opinião. O que Morais Sarmento disse foi que era necessário repensar o projecto do TGV. Por exemplo, será muito mais importante reforçar as linhas da Refer. Mas isso se calhar sou só eu a penar nos outros que precisam de se deslocar sem ser no carrinho do papá e que não lhes apetece ir ali a Madrid fazer compras e voltar.
As obras de regime somos nós que as pagamos, se não sabe. Se não forem essenciais são meros caprichos governativos, golpes politiqueiros para ganhar votos. Se você concorda com isso o problema é seu. É uma visão merdosa da vida. Talvez a minha grande condenação do governo Cavaco Silva - obra a mais ( e repare que hoje é essencial). Irresponsável é você estar a defender a fúria construtora de Sr. Lino só para dizer mal de Manuela Ferreira Leite, quando por exemplo, defendeu a baixa do ISP que é uma atitude muito responsável, está visto. Só mesmo de quem não tem responsabilidades na vida nem sequer tem noção delas.
Certamente que a Dra. Ferreira Leite continua a defender o TGV, tal como eu defendo a ligação rápida dentro da Europa. Mas de certeza que tem mais noção das contas do que você que faz muito bem balancetes.

Gostava apenas de lhe dizer um par de 3 ou 4 coisas (isto era uma piada, caso não tenha percebido).
Aquilo que você acha que é teoria de seca é conhecimento que nos ajuda a interpretar melhor algumas situações da vida quotidiana, por experiência, tradição, etc. O desprezo pela teoria, pelo conhecimento só mostra má vontade e ignorância, infelizmente.
A ciência política, por exemplo, ensina-nos a distinguir os vários estilos de partidos. Sem me alongar muito os partidos como o PSD são Catch all parties e os como o PCP partidos de massas, não são feitos do mesmo gene. No entanto, todos eles nascem de cima para baixo. O que os populistas gostam é de dar a ilusão de que o povo é quem mais ordena e que os partidos se constroem de baixo para cima e que é nas bases que está o poder. O problema é que as bases não governam, e será muito hipócrita negar esta evidência.
No sistema democrático português os partidos terão a sua forma característica de pensar na sua formação. O PSD sempre esteve como um partido de liderança e nada populista. Numa fase má aconteceu o contrário, felizmente para o país ela parou. Mas você acha que agora é que está mal. Houve uma altura em que havia mais de um partido popular e não populista mas isso mudou por causa da dor de trono de pessoas como você que enquanto os partidos os serviram andaram a lamber as botas cheias de merda de alguns e depois saíram e vêm para a rua falar a dar a ideia de uma imagem impoluta. A mim pelo menos não me enganam porque foi exactamente por causa de gente assim que abandonei a política e já lá vão uns anos.
Esta sua forma de olhar para um partido é de facto assustadora e reveladora da má intenção. Nem eu digo estas coisas do PS e olhe que falo muito mal do PS.
Falar desta forma de um partido com a história democrática do PSD (repare que não estou com paternalismos patetas, falei no papel na democracia, história até hoje) é desprezar completamente a política e falar mal, até, dos que já apoiou.
O PSD é um partido pluiralista e multiclassista e nem todos o podem dizer. Tem graves problemas internos mas que são exactamente iguais aos de outros partidos como o PP e o PS, não são seus em particular, têm que ver com mentalidades. Alguns deles você conhece de perto e chegou mesmo a ser parte integrante deles (listas para eleições internas, não sei se me faço entender).

Mas pronto, no fundo gostaria de dizer que mais uma vez deu provas da sua falta de seriedade quando falou no congresso do PSD e ficando aqui provado que falou de algo a que não assistiu. Ao menos admitia. Prefere negar e fugir com o rabo à seringa.

Yuppie Boy disse...

Não vou cair na tentação de lhe explicar passo a passo todas as inverdades que escreve. MFL e a sua corja são maus e o povo sabe disso. Nas eleições terá a prova.

Todos sabemos que criaram instabilidade. Só um menino de bandeira em punho com palas o pode negar. Continue com as palinhas e vai ver onde vai parar.

Aguiar Branco caíu. Quem é candidato e depois deixa de ser candidato cai. Ou então é cobarde. Ou é incoerente. Ou é um rapazinho sem nada na cabeça que muda de opinião como quem muda de camisa. Esta notícia prova-o

Quanto aos meios de campanha não pense que é o meu único informador. Durante as semanas de campanha li muitas sms's (dos 3 candidatos), li inúmeros convites para comicios, acções e outras complicações. Cheguei mesmo a atender uma chamada (num telemovel q n era meu entenda-se) com uma gravação de um discurso de PSL. Vaçia de tudo. Ou não foi assim? Só sms's de MFL a desmarcar compromissos assumidos foram mil.

Não sei porque insiste em colar-me ao PP. Lá terá as suas razões. Nem vou comentar mas já que falamos em PP levanto-lhe uma questão. O que Paulo Portas e os seus meninos fizeram a Ribeiro e Castro foi o mesmo que MFL e a corja fizeram a Menezes. Tambem acha correcto?

Vou-lhe deixar espaço para responder a esta pergunta e depois explico-lhe porque é má ideia abdicar de obras públicas de interesse para o pais e porque discuti uma possivel baixa do ISP.

Yuppie Boy disse...

"As obras de regime somos nós que as pagamos, se não sabe."

Quem? Você??? Deixa-me rir.

Casca de Carvalho disse...

Você vive bem com a covardia e com a mentira?
Que ponto seis homem? Não discuta mais nada. Você primeiro aprenda a ser um homem digno e depois venha falar comigo.