11 de jun. de 2008

Errar é humano, repetir o erro é burrice

A desregulação do mercado de venda de combustíveis foi um erro. Convencido que a concorrência iria baixar o preço dos combustíveis, o Governo do Estado Português decidiu liberalizar os preços. Nos primeiros tempos houve uma pequena descida. Depois foi sempre a subir. Sempre a subir. Até à situação de quase controlo monopolista. O problema não são os impostos sobre os produtos pretrolíferos é a falta de coragem de perceber que houve um erro ao liberalizar o mercado. E um erro repetido é burrice.

4 comentários:

Yuppie Boy disse...

A liberalização do preço de venda dos produtos petroliferos é benéfica. O problema, que existe sempre em Portugal, é fiscalizar e implementar o sistema. Neste caso, era e é importante impedir a cartelização e promover a livre concorrência.

Mas esta subida diz mais do que isso. Mostra de forma clara o mau funcionamento do mercado Português. Um mercado periférico, com baixa concorrência e pequeno. A agravar, temos ainda os impostos. Para um país que se encontra na cauda Europeia, não é admissivel uma carga fiscal superior à média.

Justiceiro de Fafe disse...

Meu caro,
mas no campo dos impostos estamos à frente do resto da Europa. Ou seja, parece-me mais provável que seja o resto da Europa a ficar com os impostos ao nosso nível, do que o contrário.

Anônimo disse...

E alguem avisou os "senhores" disso? é que parece que eles não sabem!

RH disse...

O Presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis recomenda a compra de uma bicicleta.

http://diario.iol.pt/economia/combustiveis-filas-portugal-postos-anarec/961393-4\
058.html

Saiba como utilizar a bicicleta na cidade:

http://bicicletanacidade.blogspot.com/

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/