20 de out. de 2008

Açores a 6 cores

PS - Apesar de baixar a votação em percentagem, em mandatos e em votos efectivos, o PS sai vencedor destas eleições e com a maioria renovada.
PSD - Não conseguiu tirar a maioria ao PS e perdeu o líder insular. Não devem ser feitas leituras nacionais destas eleições mas sai muito beliscado.
CDS-PP - É a terceira força, algo a que já não está habituado há muito. A separação do PSD parece ter sido benéfica e a eleição de 5 deputados é uma vitória. Também não devem ser feitas leituras nacionais pois o PP sempre teve boa representação no arquipélago mas sem dúvida que traz novo fôlego a Paulo Portas.
BE - Passa a quarta força e elege pela primeira vez deputados. Ultrapassa a CDU e chega mesmo a conseguir um resultado na casa dos dois dígitos num circulo que lhe era adverso. Dois deputados.
CDU - Volta a eleger um deputado mas cai para a quinta posição atrás dos arqui-rivais do Bloco. Como em tudo, são uns empatas...
PPM - A eleição de um deputado tem tanto de peculiar como de estranho. Não sei quem era o candidato mas é certamente reconhecido pelos 353 eleitores da Ilha. Mais que do partido, a vitória parece-me pessoal mas saiem os dois vencedores.
Abstenção - A branco, está escrito abstenção. Nestas eleições ultrapassou os 50%. Se fosse referendo, não seria vinculativo. O distanciamento dos cidadãos é cada vez maior e parece galopante. Preocupante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como é que o BE "passa a terceira força" com 3 à frente?

Yuppie Boy disse...

Bem observado. Erro meu. Mas sabe, vinha do Arrastão e provavelmente, ainda contagiado pela febre bloquista. Vou alterar.

Anônimo disse...

Esta do PPM também é engraçada.
A do BE é interessante.
A abstenção não deve ser muito diferente de anteriores eleições.

Justiceiro

Anônimo disse...

Já confirmei os números da abstenção. Muito bem sôtor. Tem razão.

Justiceiro