16 de dez. de 2008

Rei sem trono

Há já alguns anos, muitos para ser mais correcto, começava-se a falar de regionalização e da possibilidade de se referendar a divisão administrativa do país. Na altura, a Juventude Centrista - Gerações Populares, a actual JP ainda não tinha nascido, tinha um autocolante de campanha onde colocava por baixo dos rostos de Guterres e Jorge Coelho a expressão "dividir para reinar". Parece que Paulo Portas andou a remexer nas arcas das recordações e ele próprio fazer renascer o chavão. O seu CDS-PP é hoje uma amálgama de gente, a quem até reconheço qualidades, amorfa e vergados a um líder que começa a ter demasiadas semelhanças com tristes figuras da nossa história recente. Para que não restem dúvidas, deixem-me dizer que não o estou a comparar a Saddam, como é óbvio - Portas teve menos participação e menos aprovação que o ditador Iraquiano. Todos quanto discordam são convidados ou forçados a sair e não há hoje espaço para a discussão (não ligar ao recente caso de Nobre Guedes). O partido está mais organizado e até tem tido notoriedade mas a aura de desconfiança adensa-se. Os sound-bytes escasseiam e apoio das bases, no PP diz-se gente com enorme sentido de dever, civico e de serviço à comunidade, já era... aliás, já não há é bases. É assim de prever que Portas continue na direcção por muitos e longos anos, mas a dirigir nada, a fazer nada e a contribuir zero... mas como um tachinho dá sempre jeito, aqui fica a minha vénia ao líder.

2 comentários:

Anônimo disse...

Havendo direito de tendência, não me parece acertada a justificação para a saída, aliás como diz Nobre Guedes. E o CDS nunca teve propriamente bases, por isso nesta altura é muito difícil que as consiga ter. Mas nada disto, nem o post que escrevi, põem de parte uma coisa que me parece há muito tempo: Portas é o escolhido, sempre.

Certa vez, ouvia o "Nuno e Nando" na Antena3 (as minhas referências para o debate político) com a Teggy. E dizia a senhora, entre outras alarvidades que já não me lembro: "Paulo Portas deve ficar como líder do CDS para sempre". Significativo.

Justiceiro de Fafe

Yuppie Boy disse...

Sem dúvida.

O carneirismo, que infelizmente não é exclusivo do PP, leva a situações como a que refere. O resultado é um lider, sem dúvida incontestado, mas pelas piores razões. Não porque seja unânime mas porque estrangula, com a ajuda da carneirada, quem se lhe opõe.

É nesta medida que compreendo a saída, ainda que o momento não seja oportuno.