6 de nov. de 2008

Adão e o Paraíso Perdido

Quando tive a ideia de criar este blogue o meu objectivo era que três posições diferentes exigissem e lutassem com as palavras por uma sociedade melhor.
Nunca, em toda a minha vida desprezei a opinião dos outros, por mais estapafúrdia que fosse.
Ao longo dos meses fui escrevendo e essa minha escrita tornou-se imperceptível para algumas pessoas. Entretanto, o blogue transformou-se num folhetim económico e tudo o que não o fosse foi questionado e muitas vezes encarado com desprezo pela intelectualidade, seja lá o que isso for.
Como acredito que não há uma razão para tudo e que o respeito é devido para dentro e para fora, como não gosto de ser mal educado, como não quero fazer mais interpretações de factos que só eu posso conhecer por senti-los na pele aqui no blogue e muito fora dele, por não ser compreendido e ter de estar constantemente a explicar o que escrevo como se falasse noutra língua, anuncio aqui a minha despedida deste blogue sem qualquer mágoa, mas com a certeza que haverá outros sítios onde poderei ser ouvido com seriedade.

Em Paradise Lost, John Milton colocou Adão a sair do Paraíso resignado, depois de expulso por Deus. Adão sabia que tinha sido vítima de conspiração e manipulação por parte de Satanás e os outros demónios, e que Deus, apesar de omnisciente, omnipresente e omnipotente não tinha visto. O erro condicionado fá-lo admitir a única falha que não era da sua responsabilidade - ser humano.
Assim saio eu, resignado com a minha falha, sem me poder fazer de vítima ou indignar-me, sequer. Saio, simplesmente.

2 comentários:

luisa disse...

estas a sentir um sintoma do subprime?..

Unknown disse...

se achas que ninguém daria pela diferença... nem valia a pena a despedida.

mas olha que pelo menos uma pessoa daria...

se não houver um volte atrás... foi um prazer.