3 de nov. de 2008

O resto

Será só o BPN que está minado de irregularidades? Será que as políticas de resultados levadas a cabo pelos bancos de investimento não estão carregadinhas de malabarice?
Acho curioso como só agora lembraram que a Banca pode, eventualmente, estar apinhada de gente menos séria. Tanta gente a fazer comentário económico e ninguém detectou isso antes? Então estes especialistas todos, que sabem tanto sobre tanta coisa não sabiam disto antes? Aprenderam a linguagem desde quando, do início da crise?
É o progresso e um género de pseudo-intelectualidade financeira.

P.S. A ler o artigo de Rui Moreira no Público de hoje.

3 comentários:

Yuppie Boy disse...

Não sei se o post se dirige à banca nacional ou é mais geral que isso. Se é mais geral é muito pouco provável que alguem tenha a capacidade de detectar nos múltiplos sistemas financeiros as toupeiras que os minam. É que eles são muitos, e complexos. Se é dirigido à banca nacional convem dizer desde já que a pouca banca de investimento que existe é detida por bancos comerciais sukeitos a uma regulação muito mais apertada. Contudo, há sempre quem consiga furar a rede, seja na finança, indústria ou serviços. Desse mal, não são só os Mercados que padecem, infelizmente.
Por último, é no minimo de mau gosto fazer o paralelo entre o que se passou no BPN e no resto da banca. Desde logo, porque os problemas do BPN advêm-lhe da SLN. O dano contrário veio depois por arrasto mas não foi de forma alguma o causador.

Casca de Carvalho disse...

yuppie boy, acorde homem, isto não é um jogo de computador! você tem a mania que é entendido do assunto mas a realidade é muito mais complicada que as suas leituras matinais do Jornal de Negócios e dos seus livrinhos de gestão para tótós.

Yuppie Boy disse...

Não sei se percebi bem o seu argumento...